sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Acerte na escolha na hora de beliscar

O hábito de petiscar durante o dia pode parecer inofensivo, mas acaba resultando em aumento de peso, colesterol e triglicérides, já que as opções tendem a ser mais calóricas, gordurosas e cheias de açúcar.
O ideal é fazer cinco a seis refeições diárias para uma alimentação correta, com intervalos de três horas, distribuídas em café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e, em alguns casos, ceia. Os lanches da manhã e da tarde podem incluir alimentos leves que não resultem em aumento de peso, como frutas, iogurtes (preferencialmente light), barrinhas de cereais, gelatinas e até mesmo bolachas salgadas. Para os dias quentes, os picolés de frutas são bem-vindos, pois possuem em média 100kcal.
E não são apenas os alimentos sólidos que interferem na forma física, se consumidos indiscriminadamente. Bebidas também contam. Refrigerantes contém excesso de química e gás. A química dos sucos em pó pode fazer com que as pessoas fiquem mais inchadas. As melhores alternativas são água, água de coco, sucos naturais e isotônicos. Por exemplo, bebidas light possuem menos valor calórico ou até mesmo não têm calorias, no entanto, o mais interessante é escolher sempre as opções mais naturais. Ter uma boa silhueta não quer dizer eliminar ao máximo as calorias em excesso, e sim ter sempre alimentos de alto valor nutricional que forneçam poucas calorias, mas muitas vitaminas e minerais.

Substituições

Lista com sugestões de boas substituições para não comprometer a dieta. Isso não significa que os primeiros alimentos estão proibidos, mas devem ser consumidos com moderação. Veja quais se encaixam no seu paladar e comece a trocar:
- Um pacote de 50g de batata frita possui 280 calorias, portanto, prefira uma barra de cereal, que possui 120 calorias;
- Um pacote de 70g de amendoim salgado sem pele possui 450 calorias. Troque por duas colheres (sopa) de uva passa, que possuem 84 calorias,
- Um pacote de 200g de amendoim japonês tem 1000 calorias. Opte por uma maçã, pêra ou banana, que possuem apenas 100 calorias;
- Uma fatia de bolo recheado e com cobertura tem 500 calorias. Já uma fatia de bolo de laranja possui 160 calorias;
- Uma barra de chocolate ao leite possui 150 calorias. Troque por um pote de iogurte desnatado (80 calorias);
- Um suco de laranja em caixinha possui 180 calorias. Melhor optar por um copo de suco de melão, com 39 calorias;
- Três bolachas recheadas de chocolate totalizam 230 calorias. Três bolachas do tipo maisena somam 75 calorias;
- O suco de laranja parece ter poucas calorias, mas um copo (240ml) equivale ao valor calórico de um brigadeiro, portanto, prefira sucos naturais de outras frutas (maracujá, melão, melancia, limão, abacaxi, maçã, acerola) com adoçante;
- Uma goiaba grande possui 170 calorias, equivalente a uma fatia pequena de pudim de leite, portanto, consuma a goiaba de tamanho pequeno (mais ou menos do tamanho de uma maçã da Turma da Mônica);
- Três colheres de sopa bem cheias de granola possuem as mesmas calorias de um pão francês com miolo, ou de seis bolachas água e sal, portanto, escolha no seu café da manhã a granola ou o pão. Para um lanchinho, prefira quatro bolachas salgadas;
- Duas colheres de molho italiano industrializado para salada equivalem, em calorias, a uma colher e meia de azeite de oliva (110 cal), portanto, prefira temperar sua salada com somente sal, limão e vinagre;
- Uma porção pequena de mousse de maracujá parece ser leve e pouco calórica, mas possui praticamente a mesma quantidade de calorias de uma porção pequena de mousse de chocolate (250 a 280 calorias), portanto, prefira sobremesas como gelatinas diet ou frutas;
- Uma porção grande de batata frita (360g) é igual a uma barra grande (200g) de chocolate ao leite ou três pacotes e meio de Baconzitos, com aproximadamente 1030 calorias, portanto, prefira opções mais leves como verduras refogadas ao invés da batata, frutas ao invés de doces e salgadinhos assados.

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