quarta-feira, 20 de abril de 2011

Como não sair da linha na Páscoa

Com o feriado prolongado chegando, devemos ter alguns cuidados para não cometer exageros na alimentação. Aqui vão algumas dicas para curtir a festividade de maneira equilibrada:
·         No almoço procure iniciar a refeição com um prato de salada de folhas e legumes crús e cozidos. Esses alimentos, além de dar a sensação de saciedade, possuem baixas calorias e são ricos em fibras.
·         Se for consumir bacalhau, dependendo do preparo, controle a quantidade ingerida, e no caso de outras preparações, escolha as menos calóricas.
·         Na hora da sobremesa, se tiver várias opções de doces, escolha apenas um, ou fique com as frutas.
·         Procure nessa semana praticar atividade física com mais frequência, isso acelera o metabolismo.
·         No caso do chocolate, evite comer tudo em um único dia, consuma pequenas quantidades durante a semana da Páscoa, procurando não ultrapassar a porção de mais ou menos 50g de chocolate ao dia.
·         O chocolate amargo possui maior quantidade de cacau, e menor teor de gordura, e pode ser uma boa opção, porém procure não abusar. Já o chocolate diet é tão calórico quanto o tradicional, por conter maior quantidade de gordura.
·         Uma ótima dica para consumir o chocolate em pequena quantidade é colocá-lo picado no freezer e ao comê-lo tente chupar como se fosse uma bala. Isso aumenta a sensação de saciedade.
Feliz Páscoa pessoal!!!

terça-feira, 12 de abril de 2011

O ovo e a sua importância na alimentação

Por décadas o ovo foi considerado um vilão na alimentação pela quantidade de colesterol existente em sua composição (200mg por unidade, quando o total recomendado é de 300mg por dia). No entanto, vários estudos científicos, além de não provarem que seu consumo regular aumenta as taxas de gordura nociva no organismo, tem dado real valor as suas qualidades nutricionais.
Rico em proteínas, vitaminas e minerais, o ovo tem ainda a vantagem de ser de fácil aquisição por ter um baixo custo.
Podemos encontrar no ovo nutrientes e substâncias consideradas funcionais como os ácidos graxos linoléico, linolênico, carotenóides (luteína e zeaxantina)e colina, nutriente que protege a memória. Ainda podemos contar com os benefícios da clara, que além de promover a saciedade, contém em abundancia uma proteína de primeira, a albumina, que ajuda todos os aminoácidos essenciais a cumprir reações importantes no organismo.
Com esses atributos não há motivos para não incluí-lo com freqüência no cardápio, e como parte de uma alimentação saudável.
Uma ótima dica é consumir o ovo no café da manhã, como as suas proteínas proporcionam saciedade, vai controlar a fome desde a primeira refeição do dia, não esquecendo que o consumo de alimentos integrais, vegetais como frutas legumes e verduras, redução de alimentos com alto teor de gordura e açúcares, e a prática regular de exercício físico, fazem parte de uma vida equilibrada e contribuem como forma de prevenção à saúde.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

O poder dos sucos naturais


Os sucos naturais são importantes aliados para quem quer ter uma alimentação saudável, pois além de serem ricos em vitaminas e minerais, ajudam a desintoxicar o organismo, melhoram a saúde dos intestinos, a pele, o humor, ajudam a ganhar mais disposição, além de auxiliarem no controle do peso corpóreo.
Com tantos benefícios, não há razão para que os sucos naturais estejam fora da nossa alimentação diária, mas vale ressaltar algumas dicas para que o consumo destes sejam bem aproveitados pelo organismo:
• Procure variar o sabor dos sucos, misturando frutas com legumes e verduras cruas. Faça as combinações que preferir;
• Procure beber os sucos logo após o preparo, em vez de preparar grandes quantidades e armazenar para tomar depois ou para uso futuro;
• Evite colocar grande quantidade de água nos sucos, para evitar a diluição dos nutrientes;
• O ideal é tomar os sucos sem adoçar;
• É aconselhável ingerir sucos 30 minutos antes das refeições, para melhorar a absorção dos nutrientes.