sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Balão Intragástrico por Fernanda Bearari


Quando o assunto é obesidade, pode-se observar que cada vez mais surgem novas dietas e tratamentos milagrosos para a mesma. Porém, pouco se fala sobre seus aspectos psicológicos.

Muitas dessas dietas e tratamentos para perda de peso cumprem o que prometem, apesar de não garantir que o paciente mantenha o peso alcançado. A maior parte dos pacientes que procuram o tratamento com balão intragástrico, já tentaram diversas técnicas para emagrecer com bons resultados, mas após períodos variáveis voltaram ao peso anterior ou maior que antes do tratamento.

A proposta do balão intragástrico não se limita à perda de peso, mas também à revisão dos motivos e aspectos psicológicos que ocasionaram o ganho excessivo e tratá-los juntamente com a reeducação alimentar. A colocação do dispositivo de silicone é apenas a etapa culminante do processo que inclui acompanhamento médico, nutricional e psicológico.

A obesidade pode ou não ser consequente a dificuldades psicológicas, porém, mesmo quando a origem é outra, o paciente pode desenvolver danos emocionais relativos à baixa autoestima, sentimento de culpa, insegurança, entre outros sofrimentos.

Assim, o tratamento integral da obesidade visa auxiliar o paciente na descoberta de seus recursos pessoais na lida com as dificuldades pertinentes ao tema.

Fernanda Bearari da Silva

Psicóloga clínica
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário