terça-feira, 18 de março de 2014

Salsinha

Tem efeito diurético, pode ajudar na função renal e gota, potente antioxidante, age contra a anemia e é boa fonte de cálcio. Existem 2 tipos principais de salsinha, a lisa e a crespa. Ambas são ricas em sais minerais e vitaminas, mas o sabor da lisa é mais forte. Use a salsinha fresca à vontade em molhos, sopas, saladas e molhos de salada. Pique-a e adicione-a um pouco antes de servir, para reter o máximo de sabor e valor nutricional.

Omelete com Cebolinha Verde e Salsinha

Ingredientes:

Sal à gosto;

1 colher (sopa) de ricota;                    

2 ovos;

Salsinha e cebolinha verde picada;

2 tomates picadinhos sem pele e sem semente.

Modo de preparo: Prepare uma omelete com os ovos, o sal, a ricota e os tomates picadinhos. Acrescente a salsinha e a cebolinha verde bem picada. Faça a omelete fina, fritando-a de preferência em frigideira não aderente.

segunda-feira, 17 de março de 2014

Alecrim


 
O alecrim é tônico do coração e do estômago, combate gases, males do fígado, rins e intestinos. Combate também menstruações irregulares e difíceis e estados nervosos. Pode-se temperar aves e carnes brancas, carneiro, molhos, carnes de caça, frutos do mar e pães. Ramos fresco aromatizam vinagre, azeite e até mesmo sal grosso. Use-o em omeletes, grelhados e cozidos. Carnes brancas, como as de peixe, de frango e de coelho, combinam muito bem com a erva. Use-a também com carne de cordeiro e legumes como berinjela, pimentão e batata. Como preparar: Fresco: lave os galhos em água corrente para remover a terra e as impurezas e deixe de molho em solução antisséptica para verduras diluída em água. Seco: use as folhas inteiras conforme a receita ou esmigalhe-as com as mãos. São encontrados em feiras, mercados e supermercados. Como conservar: Fresco: pode ser acondicionado na geladeira em embalagem bem fechada por alguns dias. Seco: mantenha em potes fechados longe do calor e da luminosidade.
 
Dicas culinárias: Amassar as folhas secas antes de usar em cozidos de carnes e em sopas ajuda a liberar mais aroma. Para substituir alecrim fresco por seco ou vice-versa, lembre-se de que uma quantidade de alecrim fresco equivale à metade da quantidade do alecrim seco.    
 
Receita com Alecrim
 
      
Batatas assadas com alecrim
 
Ingredientes:
 
      Batatas;
 
       Alecrim;
 
   Sal a gosto
 
      Azeite a gosto.
       Modo de preparo: Primeiro você vai fazer uma base reforçada de papel alumínio, usei dois pedaços grandes, com a parte brilhante para a cima(um em cima do outro), onde vai ficar a batata (faça como se fosse um barco grande, você vai colocar azeite ali, cuidado para não derramar), lave bem as batatas, não precisa descascar. Corte como se fosse cortar postas de peixes, sem separar os pedaços da batata, coloque o alecrim por cima, jogue o sal, cuidado para não colocar muito, e o azeite. Depois é só fechar bem com o papel alumínio e colocar no forno, por cerca de 1 hora.