terça-feira, 29 de abril de 2014

Safra de frutas do mês de Maio

É muito importante saber a safra dos alimentos pois encontramos estes mais bonitos e nutritivos, com menos agrotóxicos e com um preço melhor.
No mês de maio, as frutas que encontramos são o abacate, a banana-maçã, o caqui, o kiwi, a maçã, a pera e a tangerina.

Deliciosas in natura, em foram de sucos ou em receitas saudáveis são sempre benvindas!!!



Receita de suco de caqui com laranja

6 laranjas pera
2 caquis maduro
Gelo a gosto

Esprema as laranjas e bata no liquidificador com os caquis e o gelo. Se preferir pode coar.

Este suco é bem nutritivo rico em vitamina C, minerais como ferro, fósforo e cálcio. Também é rico em betacaroteno, potente antioxidante que ajuda a combater os radicais livres.

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Semente de Chia


Considerada um alimento funcional a Semente de Chia possui propriedades nutritivas importantes e foi consumida por civilizações antigas como a Asteca no México. Ela pode ser encontrada como semente, pequena de forma oval e cores variadas, moída ou em forma de óleo.
A Semente de Chia previne e controla o diabetes, previne doenças cardiovasculares, regula o colesterol, protege o cérebro, deixa pele e cabelos mais bonitos, fortalece a imunidade e ajuda a emagrecer. 
Rica em ômega-3, minerais como cálcio, magnésio, ferro, fósforo e manganês, é também considerada fonte de proteínas completa com aminoácidos essenciais. Possui alta concentração de fibras, auxiliando no emagrecimento, pois intensifica a saciedade e melhorando o funcionamento do intestino. Além de tudo ainda tem ação antioxidante, pois contém compostos fenólicos como o ácido cafeico e o ácido clorogênico.
Devido a sua alta concentração de fibras a Semente de Chia tem o efeito de absorver e reter água (mucilaginoso), podendo ter diversos usos na cozinha, devido ter a sua ação próxima a de um emulsificante, e também promovendo a saciedade, para aqueles que buscam emagrecer.
O ideal é consumir 25g, duas colheres de sopa, uma vez ao dia, pois esta quantidade contém aproximadamente 122 calorias. Por este motivo é importante consumi-la com moderação, sem exageros, pois a Chia é um carboidrato, e se consumido em excesso pode acarretar um aumento de peso, e por conter alto teor de fibras pode causar constipação intestinal se o individuo não consumir quantidade suficiente de água. O excesso de fibras também pode interferir na absorção de alguns minerais como o cálcio e o zinco.
Podemos incluir esta semente em iogurtes, shakes, smothies, saladas de frutas, sucos e vitaminas, receitas como pudins, quiches, tortas, cremes, patês, risotos, farofas entre outras, use a imaginação e faça uso desta semente na sua alimentação.