domingo, 19 de outubro de 2014

Salada de Quinoa

Ingredientes
100g de quinoa
30g de cebola picadinha
20ml de azeite
50g de tomate cereja
200 ml de água salgada
30g de cenoura ralada
20ml de suco de limão
30g de nozes quebradas


Modo de preparo
Coloque a quinoa numa vasilha com a cebola e adicione a água salgada fervente. Deixe repousar por 10 minutos. Abra a quinoa com um garfo e acrescente a cenoura. Tempere com azeite e limão e misture bem. Na hora de servir, decore com os tomates e as nozes.

A Quinoa, grão nativo dos Andes, é um alimento completo em relação as quantidades de calorias, proteínas, gorduras e carboidratos de baixo índice glicêmico. Livre de gordura saturada, a quinoa possui Omega 3 e 6, que ajuda a limpar as artérias e faz bem ao coração. É também é uma ótima opção para quem come pouca ou nenhuma carne vermelha, pois é um cereal rico em proteína de alto valor biológico e ferro. Além disso é rica em vitaminas C, E e vitaminas do complexo B.
 O Grão contém fitosterógenos, que amenizam os sintomas desagradáveis do período pré-menstrual e da menopausa.
 Este cereal não possui glúten, proteína encontrada no trigo, portanto pode ser utilizada por pessoas com intolerância ou alergia ao glúten.
 A Quinoa pode ser encontrada em forma de farinha, onde pode ser utilizada para o preparo de pães, bolos e tortas, na forma de flocos, podendo ser incluída no café-da-manhã, salpicada em frutas, adicionada em vitaminas com leite ou iogurte, ou encontrada também em grão, que combina com salada, tabule ou legumes.
 Segundo a Food and Agriculture Organization (FAO), a Quinoa é considerada o melhor e mais completo alimento de origem vegetal.
 Apesar de ser um alimento bem recomendado, vale ressaltar que seus benefícios só terão efeito se a ingestão de Quinoa for acompanhada de hábitos saudáveis, como uma dieta equilibrada e a pratica de exercícios físicos.

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Suco Detox com Morango


  • 200 ml de água de coco
  • 1 folha de couve
  • 5 morangos
  • Lascas de gengibre...
  • 1 talo de salsão
 
Bater no liquidificador e tomar em jejum, de preferência sem coar.
 
Este suco tem em sua composição a couve que possui propriedade anti-inflamatória e cicatrizante, tem poder desintoxicante e ajuda a proteger e sistema imunológico.
O salsão é rico em vitaminas K e C, e minerais como magnésio e potássio, rico em fibras e tem pouquíssimas calorias (20 calorias em 100g). Possui ação diurética e tonificante.
O morango é rico em Vitamina C, ajuda a reforçar a imunidade do organismo, eliminar as toxinas e previnem o envelhecimento precoce, combatendo os radicais livres.
O gengibre possui uma substância chamada gingerol, responsável pelo seu sabor picante, dotada de propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que protegem o organismo de bactérias e fungos. O gengibre também é rico em substâncias termogênicas que ativam o metabolismo do organismo.
A água de coco é rica em vitaminas A, B e E, e minerais como ferro, ácido fólico, cobre e potássio, uma bebida que ajuda na reidratação, ela atua como um repositor de eletrólitos, excelente para os praticantes de atividade física.

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Balão Intragástrico por Fernanda Bearari


Quando o assunto é obesidade, pode-se observar que cada vez mais surgem novas dietas e tratamentos milagrosos para a mesma. Porém, pouco se fala sobre seus aspectos psicológicos.

Muitas dessas dietas e tratamentos para perda de peso cumprem o que prometem, apesar de não garantir que o paciente mantenha o peso alcançado. A maior parte dos pacientes que procuram o tratamento com balão intragástrico, já tentaram diversas técnicas para emagrecer com bons resultados, mas após períodos variáveis voltaram ao peso anterior ou maior que antes do tratamento.

A proposta do balão intragástrico não se limita à perda de peso, mas também à revisão dos motivos e aspectos psicológicos que ocasionaram o ganho excessivo e tratá-los juntamente com a reeducação alimentar. A colocação do dispositivo de silicone é apenas a etapa culminante do processo que inclui acompanhamento médico, nutricional e psicológico.

A obesidade pode ou não ser consequente a dificuldades psicológicas, porém, mesmo quando a origem é outra, o paciente pode desenvolver danos emocionais relativos à baixa autoestima, sentimento de culpa, insegurança, entre outros sofrimentos.

Assim, o tratamento integral da obesidade visa auxiliar o paciente na descoberta de seus recursos pessoais na lida com as dificuldades pertinentes ao tema.

Fernanda Bearari da Silva

Psicóloga clínica