quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

RECEITA DE ARROZ DOCE INTEGRAL


Ingredientes


1 xícara de arroz integral
1 litro de leite desnatado (leite em pó)
4 colheres de sopa de açúcar demerara
Canela em pau
Raspas de limão

Modo de preparo

Coloque o leite, a canela e as raspas de limão em uma panela e deixe ferver. Depois adicione o arroz integral e o açúcar, coloque em fogo baixo por aproximadamente 40 minutos. Desligue o fogo e coloque em um refratário, salpique canela em pó e está pronto para servir! 

Esta receita é muito nutritiva, o açúcar demerara é mais saudável do que o refinado, pois não passa por um processo de refinamento, mantendo seus nutrientes. Em relação ao açúcar mascavo, apresenta valores muito parecidos, porém um pouco mais doce, tem fácil diluição e não altera o sabor das preparações.
Já o arroz integral possui inúmeros benefícios, entre eles podemos destacar o controle do colesterol e da glicemia, é rico em fibras, proporcionando a sensação de saciedade, e é rico em vitaminas e minerais.


quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Hábitos que ajudam a melhorar o intestino


Uma alimentação equilibrada e saudável é sempre uma melhor opção para o tratamento da constipação intestinal. 

O consumo aumentado dos alimentos fast-food, o sedentarismo, falta de horários regulares para as refeições, fazem parte da vida moderna, e são uma das causas mais comuns para os problemas com o intestino. 
As fibras são extremamente importantes para o funcionamento regular do intestino, e a recomendação diária é de 25 a 30 gramas ao dia, para um adulto saudável. As fibras ajudam a diminuir o excesso de colesterol no sangue, previne problemas cardíacos, ajudam no emagrecimento eliminando gorduras e toxinas, evitando também o câncer de intestino. 
Porém para que seu intestino funcione de forma adequada, é necessário também manter bons hábitos diários, descritos a seguir:

Substitua o arroz branco e o pão branco pelo arroz e pão integrais. Prefira alimentos integrais aos refinados.
No café da manhã coma mamão, um laxante natural, rico em fibras.
Comece sempre as refeições principais, almoço e jantar, com saladas cruas. 
Inclua iogurte em sua alimentação, rico em lactobacilos, ajuda a manter a flora intestinal saudável. 
Alguns alimentos como a aveia, o trigo integral, o farelo de trigo, milho, as leguminosas como o feijão, a ameixa seca, ajudam no bom funcionamento do intestino.
Beba muita água (6 a 8 copos ao dia), ajuda a formar o bolo fecal.
Evite certos alimentos como carne vermelha, queijos, açúcar, goiaba, jabuticaba, pão branco, caqui, refrigerante e brócolis, estes podem provocar prisão de ventre.
Pratique exercícios, músculos fortes, principalmente no abdome, facilitam o trabalho de intestino. 
Evite a auto medicação (laxantes). Eles deixam o intestino acostumado ao uso e mais preguiçoso.
Procure fazer 6 pequenas refeições ao dia, respeitando sempre o horário das refeições.
Eduque seu intestino. A melhor maneira é estabelecer um horário para ir ao banheiro. 
Mastigue bem os alimentos. Comer depressa faz com que os alimentos não sejam bem digeridos. Isso quer dizer que o intestino vai ter muito mais trabalho na hora de cumprir o seu papel.
Lembre-se, estas orientações não substituem a orientação dietoterápica individual.


Para uma dieta personalizada de acordo com suas necessidades nutricionais, entre em contato comigo.


segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Saiba mais sobre o Balão Intragástrico


O Balão Intragástrico é um balão de silicone inserido dentro do estômago via endoscopia. Após a introdução o balão é inflado com soro fisiológico colorido com tinta azul de metileno. O balão Intragástrico tem como objetivo preencher um espaço no estômago, promovendo assim a saciedade, levando a uma diminuição da ingestão de alimentos e consequentemente a ingestão de calorias, facilitando o processo de emagrecimento.
O Tempo de permanência do balão é de 6 meses, e a retirada é realizada da mesma forma que foi colocado. Durante esse período é de grande importância o acompanhamento nutricional. O papel do nutricionista é fundamental para o sucesso durante e depois do tratamento, pois a perda de peso depende também das mudanças dos hábitos alimentares. A orientação nutricional tem a função de garantir o equilíbrio e o bem estar dos pacientes que passam por este procedimento.

No caso de dúvidas estou atendendo em




domingo, 21 de fevereiro de 2016

Melhor dieta do mundo

Manhã: consuma uma boa quantidade de otimismo. No prato cereal com uma xícara de "hoje tudo vai dar certo".
Almoço: Substitua o gorduroso "medo" por uma salada de coragem.
Jantar: Hora de ser leve, de abstrair as coisas ruins. Jamais ingerir mágoas. Faço um prato de amor, e divida com alguem. Alimente-se de vida ("Dr" Diego Vinicius)


sábado, 20 de fevereiro de 2016

Smoothie de manga light


O smoothie é uma bebida leve, de textura cremosa, ideal para refrescar os dias quentes. Esta receita possui baixo teor de calorias, além de possuir alimentos nutritivos como o iogurte que é fonte de cálcio e melhora o sistema imunológico, e a manga, fruta rica em vitamina C e carotenóides, que auxiliam na formação de melanina, pigmento que reforça a coloração do bronzeado.

Confiram esta receita fácil e deliciosa:

Ingredientes:
1 manga picada
1 pote (180 ml) de iogurte natural desnatado
1 xícara de chá de gelo
Adoçante à gosto
Hortelã para decorar

Modo de Preparo:
Liquidificar a manga, o iogurte e o adoçante. Adicione o gelo e bata novamente. Decore com hortelã. Sirva em seguida.

Dica: A manga picada pode ser substituída por 1 saquinho de polpa congelada.


sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Gengibre


O gengibre, uma especiaria quente e picante, é um ingrediente básico da culinária asiática e possui inúmeros benefícios. Considerado um alimento termogênico, ele passa pelo processo de digestão gerando um gasto maior de energia devido as suas propriedades, e por isso acelera o metabolismo,ajudando no processo de emagrecimento. Vale ressaltar que ele não trabalha sozinho, os resultados quanto a perda de peso dependem de uma alimentação equilibrada e atividade física regular. O gengibre ajuda a prevenir a náusea e enjoos, ajuda na digestão, ajuda a aliviar flatulências e melhora o sistema respiratório e circulatório. 
O gingerol, substancia presente no gengibre e responsável pelo sabor picante, contém propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes podendo ajudar no alivio da dor reumática (reumatismo e artrite) e dores musculares, essencial para os praticantes de atividade física, pois ficam suscetíveis a dores e inchaços após o treino.
Podemos encontrar o gengibre fresco, em pó, ou o caule em conserva, e ele pode ser consumido cru, em chás, no preparo de pratos doces ou salgados na culinária, adicionados em sucos com frutas e hortaliças.
Mas atenção: gestantes, nutrizes, crianças, pessoas com cardiopatias, hipertiroidismo, úlceras, alergias, e que sofrem de cálculo biliar, devem evitar o consumo. 
O consumo excessivo do gengibre pode ser prejudicial. O ideal é consumir 1 fatia de gengibre fresco ou em pó (2 g a 4 g ao dia) incluído nas preparações culinárias, em sucos ou chás.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Quinoa


A Quinoa, grão nativo dos Andes, é um alimento completo em relação as quantidades de calorias, proteínas, gorduras e carboidratos de baixo índice glicêmico. Livre de gordura saturada, a quinoa possui Omega 3 e 6, que ajuda a limpar as artérias e faz bem ao coração. É também é uma ótima opção para quem come pouca ou nenhuma carne vermelha, pois é um cereal rico em proteína de alto valor biológico e ferro. Além disso é rica em vitaminas C, E e vitaminas do complexo B.

O Grão contém fitosterógenos, que amenizam os sintomas desagradáveis do período pré-menstrual e da menopausa.

Este cereal não possui glúten, proteína encontrada no trigo, portanto pode ser utilizada por pessoas com intolerância ou alergia ao glúten.

A Quinoa pode ser encontrada em forma de farinha, onde pode ser utilizada para o preparo de pães, bolos e tortas, na forma de flocos, podendo ser incluída no café-da-manhã, salpicada em frutas, adicionada em vitaminas com leite ou iogurte, ou encontrada também em grão, que combina com salada, tabule ou legumes.

Segundo a Food and Agriculture Organization (FAO), a Quinoa é considerada o melhor e mais completo alimento de origem vegetal.

Apesar de ser um alimento bem recomendado, vale ressaltar que seus benefícios só terão efeito se a ingestão de Quinoa for acompanhada de hábitos saudáveis, como uma dieta equilibrada e a pratica de exercícios físicos.


quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Como montar seu Mix de Nuts e frutas secas

Uma ótima opção para lanches intermediários, ricos em ácidos graxos mono e poli insaturados, que auxiliam no controle do colesterol, excelente fonte de nutrientes, como proteínas, vitaminas e minerais, o Mix de Nuts e frutas secas ainda é fácil de ser preparado!
É muito importante ter planejamento quando falamos em fazer uma alimentação mais saudável, e o preparo de lanches fáceis e rápidos é uma solução.
Para montar seu Mix de Nuts, você vai precisar comprar em casas de embalagens ou produtos para festa, saquinhos de plástico pequeno, para colocar de 30 a 40g de Nuts. Ou potinhos plásticos pequeno com tampa.
Escolha as oleaginosas e frutas secas que preferir, por exemplo: 1 nozes, 1 castanha do pará, 3 amêndoas, 1 damasco seco, 5 uvas passa. Feche bem o pacotinho, e se quiser pode deixar os pacotinhos prontos na geladeira por até 6 meses, para melhor conservação. Você pode consumir sua porção diária nos lanches da manhã ou tarde, adiciona-los no iogurte ou em sucos ou vitaminas, mas o importante é ingerir apenas uma porção ao dia, pois as frutas secas, mesmo sem açúcar adicionado, possuem alto valor calórico. Então não se esqueça, a porção indicada para o consumo diário é de 30 a 40g!


terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Faça sempre uma boa escolha

Escolha os carboidratos de baixo índice glicêmico como os grãos integrais, legumes, frutas, e verduras. Procure substituir os alimentos refinados, açúcar, doce, arroz branco, biscoito e bolo, pelos integrais.
Opte sempre pelas proteínas magras, como, lagarto, patinho, rosbife, peixe, frango, ricota, cottage, ovo, soja e derivados.
As gorduras são fundamentais para o metabolismo. Faça uso das que encontramos na castanha-do-pará, de caju, amêndoa, nozes, pinhão, pistache, azeite de oliva, abacate, semente de abóbora, gergelim, e girassol.
Evite as que são encontradas na manteiga, chantilly, bacon, lingüiça, margarina e gordura vegetal hidrogenada.
Procure fazer seis pequenas refeições por dia. Não pule refeições, nem fique sem comer por mais de quatro horas.  È importante prestar atenção às quantidades, arroz, macarrão batata, equivale a um punho fechado. O filé de frango ou peixe deve ter o tamanho de sua mão, e o filé de carne vermelha deve ter o tamanho da palma da mão.
Procure fazer alguma atividade física, ou mesmo cuidar do jardim, lavar o carro, dançar, pular corda, levar o cachorro para passear, subir escadas, caminhar.
Beba pelo menos 8 copos de água por dia, isso hidrata o corpo e a pele, limpa o organismo das toxinas e ajuda a emagrecer.
Procure dormir mais que seis horas por noite.
Se não consegue ficar sem doce, deixe-o para sobremesa. Se comer pipoca, prefira a light de microondas.
Comece sempre sua refeição pelos legumes e verduras, que tem poucas calorias e muitos nutrientes e fibras.
Inclua frutas secas no seu cardápio,elas possuem uma grande quantidade de vitaminas e sais minerais, além de potentes antioxidantes. Misture-as nas saladas, no iogurte ou na aveia.
No lanche, entre as principais refeições, escolha frutas secas, um punhado de oleaginosas (amêndoa, nozes), uma barrinha de cereais ou um iogurte desnatado.
Para controlar a fome, tome um prato de sopa de legumes uma ou duas horas antes do jantar.
Alguns alimentos são conhecidos por acelerar o metabolismo. Procure incluir estes em seu cardápio: nabo, rúcula, cebola, gengibre, canela, mostarda, pimenta vermelha e chá verde.


Para uma dieta personalizada de acordo com suas necessidades nutricionais, entre em contato comigo.

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

FOCO NA SAÚDE

Cuidar do corpo, da saúde física e mental, ter equilíbrio tanto na atividade física como na alimentação, e o mais importante, independentemente do momento que está agora ame-se  cuide-se que os resultados irão aparecer.
Corpo bonito é aquele que tem uma pessoa feliz dentro dele.


sábado, 13 de fevereiro de 2016

Alimentos que ajudam a diminuir o Colesterol

Aveia
Para ser eficiente deve entrar diariamente no cardápio. Pode ser adicionada ao leite ou iogurte, ou no lanche da tarde misturada a alguma fruta. Consumir 2 colheres de sopa ao dia.

Soja
Misturar a farinha ao leite, iogurte, sucos, vitaminas e frutas picadas. A proteína de soja substitui a carne moída nas preparações. Consumir pelo menos 2 colheres de sopa de farinha de soja ou proteína texturizada diariamente.
 
Azeite de oliva extravirgem
Consumir diariamente 2 colheres de sopa ao dia, como tempero de saladas, as carnes ou em outras receitas, sempre que possível no final do preparo.

Frutas vermelhas
Procure consumir 1 xícara de chá de morango, amora, cereja ou framboesa, como sobremesa ou na hora dos lanches.

Peixes ricos em Omega-3
O salmão, o atum, a sardinha e o namorado são ótimas opções, consumidos cru, grelhado ou assado, três vezes por semana.

Chá verde
Consumir de preferência 3 a 4 xícaras diariamente, sem adoçar.

Chocolate amargo
Consumir no máximo  uma barrinha de 30g por dia.

Iogurte
Procure consumir os que possuem bactérias vivas como lactobacilos ou bifidobactérias , de preferência o desnatado e sem adição de açúcar. Consuma de 1 a 2 unidades por dia.

Linhaça
Procure fazer uso de 2 colheres de sopa da semente de linhaça diariamente, adicionada a vitaminas, salpicadas em saladas ou frutas, ou misturadas ao arroz.

Uva
Consumir um cacho pequeno ou em forma de suco de uva integral.

Importante: Procure evitar o uso de frituras, queijos amarelos, embutidos com salsicha, lingüiça, salame, mortadela, presunto, creme de leite, manteiga, sorvetes cremosos, margarina, bolachas recheadas, carnes gordas e pele de frango.

 Para uma dieta personalizada de acordo com suas necessidades nutricionais, entre em contato comigo.


sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Acerte na escolha na hora de beliscar

O hábito de petiscar durante o dia pode parecer inofensivo, mas acaba resultando em aumento de peso, colesterol e triglicérides, já que as opções tendem a ser mais calóricas, gordurosas e cheias de açúcar.
O ideal é fazer cinco a seis refeições diárias para uma alimentação correta, com intervalos de três horas, distribuídas em café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e, em alguns casos, ceia. Os lanches da manhã e da tarde podem incluir alimentos leves que não resultem em aumento de peso, como frutas, iogurtes (preferencialmente light), barrinhas de cereais, gelatinas e até mesmo bolachas salgadas. Para os dias quentes, os picolés de frutas são bem-vindos, pois possuem em média 100kcal.
E não são apenas os alimentos sólidos que interferem na forma física, se consumidos indiscriminadamente. Bebidas também contam. Refrigerantes contém excesso de química e gás. A química dos sucos em pó pode fazer com que as pessoas fiquem mais inchadas. As melhores alternativas são água, água de coco, sucos naturais e isotônicos. Por exemplo, bebidas light possuem menos valor calórico ou até mesmo não têm calorias, no entanto, o mais interessante é escolher sempre as opções mais naturais. Ter uma boa silhueta não quer dizer eliminar ao máximo as calorias em excesso, e sim ter sempre alimentos de alto valor nutricional que forneçam poucas calorias, mas muitas vitaminas e minerais.

Substituições

Lista com sugestões de boas substituições para não comprometer a dieta. Isso não significa que os primeiros alimentos estão proibidos, mas devem ser consumidos com moderação. Veja quais se encaixam no seu paladar e comece a trocar:
- Um pacote de 50g de batata frita possui 280 calorias, portanto, prefira uma barra de cereal, que possui 120 calorias;
- Um pacote de 70g de amendoim salgado sem pele possui 450 calorias. Troque por duas colheres (sopa) de uva passa, que possuem 84 calorias,
- Um pacote de 200g de amendoim japonês tem 1000 calorias. Opte por uma maçã, pêra ou banana, que possuem apenas 100 calorias;
- Uma fatia de bolo recheado e com cobertura tem 500 calorias. Já uma fatia de bolo de laranja possui 160 calorias;
- Uma barra de chocolate ao leite possui 150 calorias. Troque por um pote de iogurte desnatado (80 calorias);
- Um suco de laranja em caixinha possui 180 calorias. Melhor optar por um copo de suco de melão, com 39 calorias;
- Três bolachas recheadas de chocolate totalizam 230 calorias. Três bolachas do tipo maisena somam 75 calorias;
- O suco de laranja parece ter poucas calorias, mas um copo (240ml) equivale ao valor calórico de um brigadeiro, portanto, prefira sucos naturais de outras frutas (maracujá, melão, melancia, limão, abacaxi, maçã, acerola) com adoçante;
- Uma goiaba grande possui 170 calorias, equivalente a uma fatia pequena de pudim de leite, portanto, consuma a goiaba de tamanho pequeno (mais ou menos do tamanho de uma maçã da Turma da Mônica);
- Três colheres de sopa bem cheias de granola possuem as mesmas calorias de um pão francês com miolo, ou de seis bolachas água e sal, portanto, escolha no seu café da manhã a granola ou o pão. Para um lanchinho, prefira quatro bolachas salgadas;
- Duas colheres de molho italiano industrializado para salada equivalem, em calorias, a uma colher e meia de azeite de oliva (110 cal), portanto, prefira temperar sua salada com somente sal, limão e vinagre;
- Uma porção pequena de mousse de maracujá parece ser leve e pouco calórica, mas possui praticamente a mesma quantidade de calorias de uma porção pequena de mousse de chocolate (250 a 280 calorias), portanto, prefira sobremesas como gelatinas diet ou frutas;
- Uma porção grande de batata frita (360g) é igual a uma barra grande (200g) de chocolate ao leite ou três pacotes e meio de Baconzitos, com aproximadamente 1030 calorias, portanto, prefira opções mais leves como verduras refogadas ao invés da batata, frutas ao invés de doces e salgadinhos assados.

Para uma dieta personalizada de acordo com suas necessidades nutricionais, entre em contato comigo.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

ALIMENTAÇÃO PÓS-CARNAVAL

- Volte imediatamente a sua alimentação habitual;
- Foque na alimentação mais natural possível, isenta de industrializados; 

A couve manteiga ajuda a eliminar toxinas do organismo.
- Aumento o consumo de alimentos que contribuem para eliminação de toxinas do organismo como couve manteiga, brócolis, repolho, couve de Bruxelas, couve flor;
- Chás de ervas como cardo mariano, alecrim, dente de leão, boldo, gengibre, carqueja, hortelã, camomila tem ação detoxificantes, antiinflamatórios e antioxidantes e podem ser muito interessantes neste momento.
- Algumas ervas diuréticas como cavalinha, salsa, cabelo de milho, carqueja também são boas opções de chás. 
A combinação de uma erva detox com uma diurética, é bacana.
*Vale a pena ressaltar que não é porque é chá que não podem ocorrer efeitos colaterais. Não é indicado o consumo sem intervalos de ervas por longos períodos. 
Me procure para que eu te indique a melhor combinação de ervas para seu objetivo!

sábado, 6 de fevereiro de 2016

ALIMENTAÇÃO DURANTE O CARNAVAL

- Tente seguir ao máximo a sua alimentação do dia a dia. 
- Se sabe que irá beber, nunca, jamais o faça em jejum. Os estragos podem ser grandes e a ressaca também;
- Coma algo leve antes das festas como legumes cozidos, proteína magra e alguma fonte de carboidrato saudável como batata doce, arroz integral. O carboidrato é importante para te dar energia para curtir o dia inteiro;
- Não fique longos períodos sem se alimentar. Se vai dançar o dia inteiro em bloquinhos de rua, leve uma barra de cereal orgânica ou 1 bananinha sem açúcar para manter bons níveis de glicose no sangue. O álcool em excesso tende a levar à hipoglicemia (açúcar baixo no sangue), o que pode contribuir para o famoso esquecimento pós-bebedeira e desmaios;
- Não se esqueça da água. O álcool é super tóxico para o organismo e sobrecarrega bastante o fígado. Ajude seu organismo a eliminá-lo, intercalando 1 copo de água a cada dose de álcool. A maioria dos sintomas da ressaca se dá devido à desidratação;
- Evite excesso de álcool, ele é ruim independente do objetivo. Se quer ganhar músculo, saiba que se consumido em excesso, aumenta um hormônio chamado cortisol que contribui para quebrar a massa muscular. Para quem quer emagrecer, o álcool tem uma facilidade grande em se transformar em gordura, principalmente abdominal, ou seja, MODERAÇÃO!

- Para ajudar na recuperação pós-balada, tome pela manhã um suco com propriedades detoxificantes e hidratantes, por exemplo: água de coco + gengibre ralado + couve orgânica + frutas vermelhas. Mantenha boa hidratação longo do dia.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Alimentação saudável e exercício físico a dupla que garante sua saúde!

A boa alimentação dará ao corpo o que ele precisa para o seu melhor desempenho no exercício. E por outro lado o exercício melhora a habilidade do organismo em utilizar os nutrientes. 
Por isso é importante que esteja fazendo as duas coisas corretamente. 
Posso dar dicas e ajudar você com sua dieta para ter uma alimentação adequada para exercícios. 
Nunca é tarde para ajustar os itens necessários para melhorar sua qualidade de vida.







Para uma dieta personalizada de acordo com suas necessidades nutricionais, entre em contato comigo.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Água aromatizada

Já pensou em fazer uma água aromatizada??
Perfeita para um dia de verão, principalmente se você bebe pouca quantidade de água por dia. 
Na minha jarra misturei rodelas de laranja e limão, morango, canela em pau e anis estrelado.
Fica muito refrescante e gostoso, experimente!!




Instagram nutrifabialbanesi

terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Suco verde - para desintoxicar o organismo.

São inúmeros os benefícios do suco verde para a saúde e o bem-estar. Rico em nutrientes, ele ajuda a emagrecer  e colabora para o bom funcionamento do intestino. Muito simples - coloque couve (que é rica em ferro), salsão (possui muitas fibras) e para tornar o sabor mais agradável coloque gengibre, em seguida água e gelo. Bater tudo no liquidificador e beber em seguida sem coar. Antioxidante, digestivo..
Comece bem o seu dia...




Instagram nutrifabialbanesi

Instagram

Sigam meu insta @nutrifabialbanesi dicas sobre alimentação e estilo de vida saudável



segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Está chegando o Carnaval - ALIMENTAÇÃO PRÉ-CARNAVAL

- Foque em alimentos antioxidantes, ricos em nutrientes. Evite os industrializados, pois provavelmente já ocorrerá um exagero deles no feriado;
- Se vai para o sol, foque em alimentos ricos em betacaroteno que prolongam o bronzeado: legumes, frutas e verduras de cor alaranjada ou verde-escuro, como abóbora, beterraba, cenoura, mamão, manga, agrião, brócolis, couve e espinafre. O chá verde também é muito bom, pois protege a pele dos efeitos nocivos dos raios UV.

- Hidratar, hidratar e hidratar. Aumente o consumo de líquidos, principalmente água. Ela é fundamental para hidratação da pele, além de ajudar na redução da retenção de líquidos e eliminação de toxinas do organismo. Uma opção interessante é incluir folhas de hortelã, alecrim, gotas de limão em jarra de água e levar para a geladeira, contribuem mais ainda na detoxificação antes da intoxicação….

Água de coco

Quando for comprar sua água de coco verde fique atento a alguns cuidados:

Escolha os cocos mais verdes, onde a polpa é pouco desenvolvida e há muita água no seu interior, quando amadurece a parte carnosa se torna mais grossa e a água diminui, porém ela fica mais adocicada; se a casca estiver com trincas, rachaduras, não compre, pois o fruto machucado pode sofrer ação de algumas enzimas alterando se sabor para mais ácido, e se a casca estiver com manchas marrons a água é saborosa, mas com aspecto muito marron o coco está passado e com pouca água.
Beba a água assim que o coco for aberto, quando exposto ao ar ela começa a fermentar por ter muita acidez.
Depois de colhido o coco dura no máximo 15 dias na geladeira. Para conserva-lo não retire a água, a não ser que vá consumi-la imediatamente.
Em 100ml possui apenas 19 calorias e 250mg de potassio.