domingo, 19 de outubro de 2014

Salada de Quinoa

Ingredientes
100g de quinoa
30g de cebola picadinha
20ml de azeite
50g de tomate cereja
200 ml de água salgada
30g de cenoura ralada
20ml de suco de limão
30g de nozes quebradas


Modo de preparo
Coloque a quinoa numa vasilha com a cebola e adicione a água salgada fervente. Deixe repousar por 10 minutos. Abra a quinoa com um garfo e acrescente a cenoura. Tempere com azeite e limão e misture bem. Na hora de servir, decore com os tomates e as nozes.

A Quinoa, grão nativo dos Andes, é um alimento completo em relação as quantidades de calorias, proteínas, gorduras e carboidratos de baixo índice glicêmico. Livre de gordura saturada, a quinoa possui Omega 3 e 6, que ajuda a limpar as artérias e faz bem ao coração. É também é uma ótima opção para quem come pouca ou nenhuma carne vermelha, pois é um cereal rico em proteína de alto valor biológico e ferro. Além disso é rica em vitaminas C, E e vitaminas do complexo B.
 O Grão contém fitosterógenos, que amenizam os sintomas desagradáveis do período pré-menstrual e da menopausa.
 Este cereal não possui glúten, proteína encontrada no trigo, portanto pode ser utilizada por pessoas com intolerância ou alergia ao glúten.
 A Quinoa pode ser encontrada em forma de farinha, onde pode ser utilizada para o preparo de pães, bolos e tortas, na forma de flocos, podendo ser incluída no café-da-manhã, salpicada em frutas, adicionada em vitaminas com leite ou iogurte, ou encontrada também em grão, que combina com salada, tabule ou legumes.
 Segundo a Food and Agriculture Organization (FAO), a Quinoa é considerada o melhor e mais completo alimento de origem vegetal.
 Apesar de ser um alimento bem recomendado, vale ressaltar que seus benefícios só terão efeito se a ingestão de Quinoa for acompanhada de hábitos saudáveis, como uma dieta equilibrada e a pratica de exercícios físicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário