sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Gengibre


O gengibre, uma especiaria quente e picante, é um ingrediente básico da culinária asiática e possui inúmeros benefícios. Considerado um alimento termogênico, ele passa pelo processo de digestão gerando um gasto maior de energia devido as suas propriedades, e por isso acelera o metabolismo,ajudando no processo de emagrecimento. Vale ressaltar que ele não trabalha sozinho, os resultados quanto a perda de peso dependem de uma alimentação equilibrada e atividade física regular. O gengibre ajuda a prevenir a náusea e enjoos, ajuda na digestão, ajuda a aliviar flatulências e melhora o sistema respiratório e circulatório. 
O gingerol, substancia presente no gengibre e responsável pelo sabor picante, contém propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes podendo ajudar no alivio da dor reumática (reumatismo e artrite) e dores musculares, essencial para os praticantes de atividade física, pois ficam suscetíveis a dores e inchaços após o treino.
Podemos encontrar o gengibre fresco, em pó, ou o caule em conserva, e ele pode ser consumido cru, em chás, no preparo de pratos doces ou salgados na culinária, adicionados em sucos com frutas e hortaliças.
Mas atenção: gestantes, nutrizes, crianças, pessoas com cardiopatias, hipertiroidismo, úlceras, alergias, e que sofrem de cálculo biliar, devem evitar o consumo. 
O consumo excessivo do gengibre pode ser prejudicial. O ideal é consumir 1 fatia de gengibre fresco ou em pó (2 g a 4 g ao dia) incluído nas preparações culinárias, em sucos ou chás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário